Adeus Pantanal

Adeus Pantanal é uma das 18 faixas que integram o álbum Intercontinental, Quem Diria! Era Só O Que Faltava!, do compositor e cantor Itamar Assumpção. Lançado em 1988, Intercontinental é o seu quarto disco, entre os 12 lançados, e o primeiro e único a ser produzido por uma grande gravadora – daí a ironia do título.

Desde o mês passado toda sua sobra pode ser encontrada em serviços de streaming, incluindo os dois álbuns póstumos Pretobrás II – Maldito Vírgula, e Pretobrás III – Devia Ser Proibido, ambos de 2010. O terceiro póstumo Isso Vai Dar Repercussão, em parceria com Naná Vasconcelos, de 2004, já havia sido disponibilizado anteriormente.

Itamar (1949-2003) é um dos nomes de ponta da Vanguarda Paulista, expressão da cena musical alternativa, que alinhou também Arrigo Barnabé, Premê, Rumo e outros. Nesse álbum, Itamar conta com os integrantes da banda Isca de Polícia, um naipe de metais puxado pelo trombone de Bocato, e as vozes de Tetê e Alzira Espíndola, Neusa Pinheiro e sua irmã Denise Assunção.

Há mais de três décadas, Adeus Pantanal já ecoava contra a ameaça de extinção das espécies pantaneiras. Hoje soa como crônica de uma tragédia anunciada.

Deixe uma resposta