Tornados, enchentes e o flagelo nosso de cada dia

Pontes e barragens rompidas, estradas destroçadas, gente desabrigada e dezenas de mortes. Além, é claro, de um prejuízo incalculável. Esse é o saldo das tempestades que atingiram o sul da Bahia e o norte de Minas Gerais. É a pior catástrofe registrada pelo menos nas últimas três décadas. Até esta quinta-feira (16) 27 municípios mineiros …

Continue lendo Tornados, enchentes e o flagelo nosso de cada dia

A ideia de nação de Bolsonaro e seus fardados

A força-tarefa produzida por Ibama, Polícia Federal, marinha e Aeronáutica para reprimir o garimpo ilegal no Rio Madeira, dias atrás, teve o efeito da pirotecnia e o esforço próprio de enxugar gelo. Saldo da operação: cerca de 60 balsas queimadas, não mais que 10% das 600 que formavam a chamada Vila do Ouro. E um …

Continue lendo A ideia de nação de Bolsonaro e seus fardados

Um país com a cara do poder

A derrocada institucional brasileira, perceptível para boa parcela da população, agora é avaliada em sua real dimensão. Estudo da do Instituto para Democracia e Assistência Eleitoral – Idea, na sigla em inglês, aponta o Brasil como o país que mais retrocedeu democraticamente no último ano. De acordo com o relatório Estado Global a democracia 2021, …

Continue lendo Um país com a cara do poder

O voluntarismo empresarial na COP e a real cena brasileira

Na omissão destrutiva de Bolsonaro na COP, a iniciativa privada se impõe, como fizeram antes o consórcio de governadores em busca de recursos para a Amazônia. Um grupo de empresas de diversos setores lançaram na última terça (9) documento em que assumem compromisso com uma agenda ambiental mais ambiciosa, ancorada na tese original de limitar …

Continue lendo O voluntarismo empresarial na COP e a real cena brasileira